domingo, 18 de abril de 2021

Cio da Terra - Um tributo a Susan do DCPL

 

Açucena (Lilium candidum)


Lírio, açucena ou pureza, depois de uma googlada, encontrei como significado para a variação do nome Susana (do hebraico Shoshannah). Dificilmente um significado de um nome faça tanto sentido quanto PUREZA para Susan..

Susan é a mais pura obra divina do apaixonado por BBB, nessas 21 edições na TV Globo. Desde que o twitter ainda nem era ovo no ninho, Susan já conduzia com maestria a narrativa e os enredos aqui fora (Que Boninho não leia isso).

O dom da moça na escrita é fantástico. Susan poderia até significar PERFEITO TEXTO DE BBB. Ao contrário das suspeitas que ela fosse um pseudônimo para Pedro Bial ela realmente escrevia coisas com sentido e com paixão. Bial precisaria usar muito filtro solar para chegar aos pés de Susan.

Revirando a NetBBB teríamos hoje em Susan uma profusão de fanáticos que inundariam as redes sociais e a seguiriam em Instagrans, facebooks e twitters da vida. Ela experimentaria de forma hypada, aquilo que já foi patente nos anos 2000, a paixão avassaladora e o hate devastador da #RedeBBB. Mas isso não é história para se contar... o ponto central aqui é que Susan personifica eu, você e todo BBBzista.

Esse lírio nem imagina quantas vidas transformou, quantas vidas aproximou, quantas vidas uniu, quantas vidas conduziu em homéricas batalhas de eliminação. Quiçá essa anáfora também não se aplique a quantas vidas inspirou em narrativas plagiadas pela produção do programa às terças-feiras.

Mas como toda rosa sua beleza também é reflexo de seu jardim. E Susan albergou dezenas, centenas, milhares de plantas ou moitas, se preferirem, em um espaço que transformou-se em perífrase para seu nome: a dona do DCPL.

DCPL é uma sigla para De Cara Pra Lua. Na verdade, falando por mim, seria DQPL - De Quina Pra Lua - porque sempre que penso nesse blog percebo como fui sortudo e magicamente tocado pela varinha de condão de sua matriarca. Encontrei ali pessoas especiais que até hoje fazem parte do meu dia-a-dia e compartilham do meu bom humor de tio da Sukita.

Mas no Jardim da Susan nos deparávamos com uma onomatopeia maluca de bichos, seres fantástico, pseudônimos e raras pessoas que mostravam suas carinhas (tipo eu...antes de me transformar em coelho, leão, galo e etc.). Poderia agora criar uma aliteração com DCPL para travar a língua de vocês, mas não consigo porque já me trava o coração e meus olhos teimam em borrar minha maquiagem nesse momento.

Que delícia! Aquela cacofonia que nos levava para outras dimensões (coisa que Susan tentava evitar constantemente) e tomava noites escutando uma radiola de músicas estupendas. Inclusive o gosto musical acima da média: Bartô Galeno, Raimundo Soldado e Falcão.

Enquanto isso com uma pena na mão e o café preparado pelo marido (essa parte do café é licença poética) na outra ia criando a tessitura de histórias e estórias que movientavam diariamente seu blog. Suas odes eram uma profusão de metáforas, símiles, analogias, metonímias e de sinestesias ímpares. Aquela rosa não tinha espinhos tinha neurônios emaranhados de sutileza e persuasão que quando líamos parecia que perfuravam nossos dedos e corações.

Enquanto escrevo percebo que todos os elogios que possa tecer serão eufemismo para essa hiperbólica escritora de crônicas, contos, romances e, não ousem negar, verdadeiras teses para defender seus escolhidos. Enfim, não temos como definir o compêndio que é o DCPL e texto da Susan deveria ser considerado uma catacrese, assim como maçã do rosto, o é.

Minha homenagem a essa mulher não é mais que um pleonasmo. Estou a repetir e repetir as mesmas palavras com o mesmos significados com a ambiguidade clássica da arte. Até porque Susan do DCPL é uma artista, uma empreendedora e uma lutadora, muito antes de isso se tornar modinha.

Na alegoria do DCPL temos o universo bilionário do #BBB estampado nos nicks e avatares (mesmo daqueles que apareciam nus) de dançarinas, coelhas, macacos, dançarinas, palhaços, murtley, turistas, síndicas, peteres, crises, helenas, Scarllets, feiticeiras, pássaros e rockeiros sob a batuta da maestra Susan.

A simbologia dos textos de Susan reverberavam nas nossas cabecinhas. Psicologia, sociologia, filosofia e todo tipo de experiências e conhecimentos cravejavam obras-primas diárias que nos deliciavam com as mudanças de post e a contagem dos primeiros a chegar.

Na trajetória do DCPL, seus favoritos, como chamavam aqueles que diziam que não tinham favoritos porque seus favoritos eram diferentes dos dela (leia sem respirar), eram tratados com uma paixão demolidora que a escritora escondia em polissíndetos, e elipses, e zeugmas, e silepses e todo tipo de estrutura textual que ela dominava.

Paradoxal como utilizava antíteses para prender o leitor e persuadi-los a seguir a sua análise retumbantemente vencedora. A medida que o jogo evoluía suas descrições dissertativas dos fatos iam crescendo, crescendo e se avolumando até atingir o clímax do nascimento de uma história principesca ou guerra digna de Game of Thrones. Apaixonante!

Susan personificava o DCPL e que por ironia personifica a NetBBB como microcosmo de um show de realidade que dura 3 meses mas que vivemos o ano todo ou durante ou no compasso de espera. Muito obrigado por contar essa nossa história e por proporcionar o nascimento desse nosso jardim de ilusões.

Nesse momento de despedida te agradeço cantando o escritor que mais admiro e a coloco no mesmo patamar quando o assunto é NetBBB: 

Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, a propícia estação
E fecundar o chão

Obrigado, Susan do DCPL! Vá açucena, rosa, lírio! Vá flor! Você afagou a terra do NetBBB! Agora fecunde novas terras! Aqui você deixou um legado que nesse momento regamos com nossas lágrimas, lembranças e agradecimentos.