terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Sapiens





As portas da casa abriram-se hoje e eu ainda não sei que tipo de pessoa entrou. Vi pouco! assisti ao perfil de cada um e fora o garoto da comunidade não lembro de mais nada. (Ah! Sei que tem um Danrley e uma sósia daquela participante que tem uma filha gata do ano passado)
Aqui de fora, do alto dos meus 15 anos de BBB, a expectativa é triste e não é culpa dos participantes. O problema encontra-se guardado no meu íntimo. Não sei se por minhas eternas elocubrações ou pelo algoritmo que me comanda desde uns anos.
(Leão, escamoteou de vez? Que tipo de frogas ilícitas está consumindo? Nem eu e minha cenouranabbis chegam nessas viagens)
Pois é, caboré! A coisa está ficando complicada! Vivemos em uma bolha de redes psicoparciais (psicopatiais para os íntimos) que reverberam aquilo que você quer ouvir e que potencialmente você vai ecoar com contudência.
Ou você acha que acreditar em Terra Plana é coisa de Deus? Ou do cramunhão na garrafa? (Só figura de linguagem, viu! Acabou-se negócio de politicamente correto para pessoas de bem) è o danado do algoritmo interagindo com suas redes e traçando o perfil.
Você pensava que perfil era da série da atriz pornô (nem sei se é homônima), Tracy Lords: Profile. Ela identificava assassinos por seu perfil psicológico traçado a partir do comportamento. E que depois evoluiu para o BAU de Criminal Minds nas últimas 2 décadas.
Vamos lá! Seu comportamento é conhecido. Você é bombardeado por aquilo que você quer ouvir e ver.

 (Leão quer atenção! Fala isso há 7 BBBs e agora quer passar na cara! Toma vergonha, canalha)
E sabe o que acontece? Pontinho, na primeira semana, aponta quem será o campeão. Poderia ser simplesmente chute ou profecia autorealizável, mas é muito mais do que isso: chama-se algoritmo.
Nas últimas edições, invariavelmente, exceto na tragicomédia do 17 o vencedor esteve vinculado a novela "das oito". Esse ano ganhará o gato...seria o Leão mas o @boninho teve que me expulsar porque eu falei bobagem no twitter.
Tchudo bem!!! Teorias conspiratórias a parte percebam o comportamento das torcidas. Sei que que me odiarão porque chamo e chamarei de seitas de adoradores "pagões". Pagam até fusca depois.
Nesse processo de evolução seja pela teoria evolucionista ou criacionista. O macaco sempre foi ambivalente. Sempre esteve nas duas pontas da geração.

Nunca decidiu se ficava com o rabo ou o doava, gerando assim espécies de hominídeos. (Esse trecho não tem muito sentido, mas não poderia deixar de sacanear o nosso leão de chácara, ops macaco de chácara).
O Homo sapiens tornou-se a espécie de hominídeo reinante na Terra, exterminando ou miscigenando com as outras. Agora é responsável, descrente e sem perceber, pela revolução silenciosa em que vivemos.
A cognição nos permitiu agruparmo-nos e expandir nossos limites para fora da Biologia e do número de Dunbar. Basta perceber as sandices que fazemos por nossos herois bbbzísticos a cada edição: uma ideia gasosa que se reproduz; apenas isso!
A agricultura nos mantém vivos apesar das teorias malthusianas que até hoje persistem em cabeças apocalípticas e eugênicas (PARA, LEÃO!! Ou eu assumo essa bagaça de vez e te entrego para o Dr Lao). E com a sobra de comida o ócio deu origem a Ciência que hoje comanda suas decisões.
MAs quem está por trás disso? Pode espernear agora e rogar pelas 5 pragas sobre mim no twitter. Mas vocês não comandam suas vidas. Vocês não escolherão o vencedor desse BBB.
Ou você acorda, tira a poeira da cachola, e começa a debater sobre ideias e não sobre pessoas ou  você será apenas mais um carneirinho de um algoritmo no mundo digital.
Pela ducentésima vez vou repetir que jogo não conheço os sobrenomes das pessoas, atento apenas para os personagens que eles representam. Saiu, para mim, morreu a personagem, ficou a pessoa e não farei juízo de valor. (Leão, fala sério! Tu é fã da Ana Clara e vive esculhambando o aproveitador até hoje)
E você? Quem vai comandar sua seita?
THE GAME MUST GO ON