sexta-feira, 21 de março de 2014

Quem é o vilão?




O BBB14 está afunilando e a sensação de que poderá ser o último nos deixa assustados.

Esse medo apresenta-se subliminar em nossas discussões, na rigidez das torcidas e nos julgamentos que aplicamos sem direito ao contraditório. Nosso alvo final não são os participantes. Não nos preocupamos, nem é nossa responsabilidade, cuidar da saúde dos nossos personagens lá dentro. No fundo o que nos arrebata é a possibilidade de a Globo detonar, ou melhor, cortar o fio que nos une.

O que chamam de pior BBB da história nos trouxe muito mais discussões proveitosas do que simplesmente a defesa de nossos preferidos. Colocou-se em xeque a parcialidade do ser humano que o leva a corporativismo ideológicos em partidos políticos ou até mesmo em torcidas organizadas. Nada isso é em vão, principalmente, a discussão sobre a bomba atômica que eclodiu nos últimos anos: as redes sociais.

Albert Einstein quando chamado de responsável indireto pela destruição de Hiroshima e Nagasaki defendeu-se sugerindo uma nova organização global. Em uma de suas frases célebres disse:

"O perigo está em que cada um, sem fazer nada, espere que ajam em seu favor. Cada um de nós tem culpa." (Albert Einstein)




Como qualquer frase, retirada de contexto, ela pode ser utilizada para motivar multidões para o bem e para o mal. Da mesma forma alguns membros abastados - grandes fortunas, intelectuais, ou simplesmente lideranças primais e carismáticas - professam palavras subvertendo conteúdo filosófico para o uso em utopias, em sua grande maioria fascistas, ou até mesmo com fins ultra-lucrativos. Hoje as redes sociais funcionam assim agrupam seguidores por uma causa e estes são os responsáveis pela militância virtual.

Uma nova seita chamada de "twitter" (ou "facebook" e etc.) surge e seus participantes trabalham como operários para a abelha rainha em uma colmeia. A pergunta que não quer calar quem é a abelha rainha? Quem está ganhando com isso? Não sei quem ganha sei quem perde: nossa Sociedade.

A visão do blogueiro pode está contaminada por ideais de censura e de limitação da liberdade tão dificilmente conquistada pela gerações que nos precederam. Sim! Pode! Entretanto cada votação nesse BBB a chaga se torna mais aberta. A falta de senso crítico e a cegueira que percebemos no sufrágio para eliminação dos participantes aponta para uma maioria de analfabetos funcionais.

Vários comentaristas apontam que a presença do "povo de sofá" nesse BBB diminui e as redes sociais tomaram conta. Esse movimento permitiu que "lan-houses" fossem contratadas e blogueiros aderissem a causas por suas bandeiras ou interesses "privados". As enquetes foram totalmente manipuladas o que desestimulava até as torcidas mais fanáticas.

A Globo merece nossas críticas. Entretanto vocês já pararam para pensar por que depois de 14 anos ela tentou interferir na cobertura dos blogs e outros canais de divulgação? Ah! Censura! O Demônio culpado por todos os problemas brasileiros está querendo novamente a ditadura! Respostas simplistas para problemas complexos. Agora me expliquem uma coisa: Por que as pessoas desistiram de votar para saída do Dito? Por que na segunda pela manhã já nem queríamos mais assistir o programa?

Na minha humilde opinião, alguma atitude precisa ser tomada para retirar a máscara daqueles que estão se utilizando das nossas redes sociais como bomba atômica.

Eu quero meu BBB de volta!