sábado, 22 de março de 2014

Cassio Lannister



Um Lannister sempre paga suas dívidas.



A maioria de meus amigos me perguntam o que eu vi em Cássio para simpatizar com seu comportamento na casa do BBB14.

Eu respondo sempre com duas perguntas: Você assiste Game of Thrones? Qual o seu personagem preferido? 

A resposta invariavelmente é: "apesar de tudo gosto do anão Lannister".

Pronto! Minha simpatia com Cássio é cosida exatamente nas semelhanças entre os traços de personalidade da personagem do BBB14 com os de Tyrion. Permitam-me comparar!

Tanto o anão de Rochedo Casterly quanto o gigante de Alvorada-RS apesar de inteligentes e perspicazes suas constantes brincadeiras de gosto duvidoso, humor caústico e "deformidade física" os mantém sempre como constante alvo de depreciação e desrespeito.

Tyrion Lannister tem eu seu tamanho e suas feições guturais motivos de sobra para ser alvo de brincadeiras insólitas desde a infância. Esse "bullying" sofrido pelas personagens os obrigou a criarem um mecanismo de defesa para protegê-los. Qual o mecanismo? Ambos tentam afastar as pessoas utilizando-se de piadas grosseiras, de baixo calão e, até mesmo, preconceituosas.

A bondade, o senso de justiça e coragem do anão foi demonstrado por diversas vezes durante sua trajetória em GOT. Como por exemplo ao projetar uma sela especial para o menino Bran, que fora aleijado por seus irmãos e que ele seria posteriormente acusado de tentar assassiná-lo, apesar da hostilidade da família do garoto. Em outro episódio defendeu Sansa Stark, a mulher que desposaria,  de um ataque de Joffrey, o meniro Rei, que colocara a garota nua no meio do pátio do Castelo real. Além disso, sua coragem foi demonstrada na batalha da Água Negra onde foi ao "front" para defender o Portão do Rei.

Exemplos similares ao do anão Cássio demonstrou durante sua participação no BBB. A bondade apareceu ao tentar desastradamente resgatar Aline em um desmaio durante um prova do líder. Seu senso de justiça e coragem foram postos à prova no episódio mais dantesco da história de todos os BBBs. Quando resgatou Ângela dos braços de Marcelo, quando a mesma bêbada não queria ser beijada pelo "Príncipe das Águas Claras". Episódio que o deixou praticamente isolado na casa e alvo certo para o paredão, fato que se concretizou.

Ambos os mancebos apresentam características torpes que impede-nos de considerá-los baluartes da decência e exemplos de homens para nossos filhos. Entretanto suas virtudes conseguem suplantar, na minha opinião, esses defeitos.

No caso de Cássio, na vida real, responder judicialmente às suas atitudes e o próprio amadurecimento que experimentará com a idade é condição suficiente para entendermos que ele tem solução. Suas imbecilidades apenas escondem valores que guarda em suas profundezas para não admitir fraqueza. Não se quer seus erros absorvidos apenas não se pode aceitar que seus acertos sejam obscurecidos apenas para proteger um projeto comercial.

Cássio tem a empatia com causas que a grande maioria da população "joga para debaixo do tapete" e ele descaradamente jogou na nossa cara. Preferimos manter a situação como está procurando motivos para desqualificá-lo. Dessa mesquinharia não coaduno.

#FicaCassio

Por que personagens como Tyrion Lannister e Félix ganham sua torcida e você não quer aceitar o Cássio?

Será que Cássio...
roubou os peixes da multiplicação para sofrer tanto assim?
Ah! Isso explica o ódio do Marcelo.